O conceito de Produtividade pode ser considerado simples e recorrente no vocabulário de profissionais, referindo-se à relação entre o esforço desprendido e o resultado obtido. Todavia, essa definição tão simplificada não traduz a importância dessa variável para uma empresa. De forma geral, toda organização busca aumentar sua produção ao mesmo tempo em que reduz seus custos, sem abrir mão da qualidade de seus produtos e serviços. Mas, como esse equilibrado cenário pode ser atingido?

O alinhamento entre eficiência e eficácia é a chave para atingir a excelência na produtividade. Enquanto o primeiro significa conseguir o melhor rendimento com o mínimo de recursos, eficácia é a capacidade de realizar uma atividade de forma precisa para alcançar um objetivo. Ambos precisam caminhar juntos para o sucesso de uma empresa, pois o ideal é atingir um equilíbrio entre os custos e a qualidade.

O objetivo de obter baixos custos com alto nível de serviço pode parecer utópico para alguns, principalmente quando tratamos de Centro de Serviços Compartilhados (CSC). Isso porque os CSCs são instalados já com o intuito de aumentar a produtividade nos processos, porém muitos têm dificuldade de encontrar as melhores formas para que esse rendimento seja ainda maior após a implementação. Para tanto, existem estratégias fundamentais que visam tanto a redução de custo quanto o aumento da qualidade dos serviços prestados.

29

Continue lendo o artigo completo na edição 49 da Shared Services News!

Fonte // Shared Services News  – Edição 49

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap