Novas tecnologias já estão modificando o funcionamento do mercado de trabalho e automatizando diversas operações. Como plataformas de RH digital como a Vaipe estão auxiliando profissionais de recursos humanos nessa transformação digital?

A Vaipe ajuda na transformação digital porque automatiza os processos de Gente e Gestão. Nós otimizamos o tempo desses profissionais que conseguem focar na criação de uma cultura de alta performance sem gastar energia com procedimentos operacionais. Assim, o RH adota um caráter mais estratégico com tomadas de decisão ágeis e assertivas. Portanto, com a Vaipe, o RH pode focar nos objetivos organizacionais e trabalhar para destacar a empresa no mercado, solucionando dores como retenção de talentos, falta de reconhecimento, diálogo e planos de desenvolvimento, manutenção da cultura ao escalar o time e identificação das causas de turnover.

Quais os principais benefícios da plataforma no que tange à produtividade e engajamento dos profissionais nas organizações?

Com o termômetro de engajamento eNPS da Vaipe, as empresas têm mensalmente o índice de engajamento dos colaboradores e, com a pesquisa de clima semanal, identificam pontos de melhoria dentro do negócio. A partir desses dados, elaboram estratégias para garantir o alinhamento entre organização e colaboradores e gerar orgulho de pertencer. Uma vez engajados, os colaboradores são 5x mais propensos a indicar a empresa, 5x mais comprometidos com entrega e 3x mais propensos à inovação. Ou seja, colaboradores satisfeitos são mais produtivos e são a chave para o sucesso.

De que forma as soluções da Vaipe contribuem para uma cultura ágil e digital dentro da área de RH?

Temos a metodologia Vaipe de RH ágil baseada no ciclo: pergunte, escute, melhore. Na primeira fase “pergunte” fazemos diagnósticos por meio de coletas digitais. Na etapa do “escute”, garantimos que todas as opiniões dos colaboradores sejam levadas em conta e analisamos os resultados da empresa versus mercado. Entendemos os gaps e pensamos em planos de ação para, no último passo “melhore” colocar esses planos em prática e acompanhar seus efeitos. Dessa forma, simplificamos o trabalho do RH e permitimos decisões ágeis baseadas em dados para melhorias assertivas. Tudo para desenvolver pessoas e impulsionar o crescimento do negócio.

Na sua opinião, quais são os principais desafios enfrentados atualmente pelos gestores de Recursos Humanos?

A Vaipe, em parceria com as startups do HUB HR Tech Brasil, fez a pesquisa Tendências do RH digital, da qual mais de 400 executivos da área foram convidados a participar. O objetivo da pesquisa era conhecer as maiores preocupações de Gente e Gestão e entender quais tendências as empresas mais adotam. Descobrimos que, atualmente, a maior preocupação do setor é criar uma cultura ágil e digital nas empresas (60% das empresas se preocupam com esse tema). Por isso, acredito que o maior desafio dos gestores seja tornar o RH mais estratégico, com o foco em gerar mais valor para a empresa ao simplificar o trabalho com a digitalização de seus processos.

Quais são os próximos passos e tendências para as HR Techs no Brasil?

As HR Techs no Brasil estão focadas em educar todo o mercado de profissionais de Gente e Gestão para que esses profissionais sejam protagonistas dentro das empresas. Isso é crucial porque os profissionais de Gente e Gestão são os embaixadores que ajudam as empresas nessa mudança de mindset ágil e analítico dentro das organizações.

Fonte: Shared Services News 63