1- Como o CSC da Sabesp estrutura o seu plano estratégico de forma que esteja alinhado com a estratégia da empresa como um todo?

Na Sabesp, o processo de planejamento é dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional.
O nosso CSC atende a uma diretoria, que tem o seu planejamento realizado no nível tático, com total alinhamento com o estratégico, inclusive com a adoção do mesmo mapa estratégico. O líder do CSC participa ativamente do processo do planejamento tático. Há etapas de discussões e validações por meio de pré-work, com o envolvimento do time da liderança do CSC. Essa participação permite o alinhamento e entendimento de todo o contexto que deverá ser desdobrado para o Planejamento do CSC, inserido no nível operacional da Cia.
Há uma prática de verificação na diretoria de aderência entre os planejamentos tático e operacional, que garante o alinhamento e adequado desdobramento das estratégias.

O líder do CSC tem cadeira nos comitês corporativos de Recursos Humanos e Patrimônio, onde são discutidas as ações estratégicas e seus desdobramentos, permitindo atuar na interlocução das demandas da diretoria, bem como atuar como disseminador das diretrizes estratégicas.

2- Quais são as pessoas envolvidas na definição do plano estratégico do CSC?

No processo de elaboração, consolidação, implementação e avaliação do planejamento operacional do CSC, temos o envolvimento de públicos distintos, sendo que o time de liderança participa de todas as etapas.

O público envolvido é definido, conforme etapas abaixo:

Fase 1

Fase 2

3- De que forma é realizada a divulgação desse plano?

A comunicação é realizada por meio do Dia do Compromisso, uma prática na Diretoria Metropolitana realizada no final do ciclo do planejamento operacional, com objetivo de compartilhar as ações operacionais desdobradas do Planejamento Estratégico, bem com as metas para o período e, também, de estabelecer o compromisso individual para o atendimento das metas.

A divulgação é realizada, também, utilizando os canais de comunicação, tais como: reunião estruturada realizada mensalmente com toda a força de trabalho do CSC, boletim eletrônico semanal, Portal do CSC na Intranet Sabesp e do Painel de Bordo do CSC, disponível à todos os empregados da Sabesp.

4- Quais as medidas adotadas pelo CSC para engajar os colaboradores a trabalharem em linha com a estratégia definida?

O evento do Dia do Compromisso e as Reuniões estruturadas são práticas adotadas para o engajamento. Nas reuniões estruturadas, realizadas a cada dois meses, são apresentados os resultados do CSC, indicadores e ações.

5- Como o CSC acompanha o cumprimento das metas definidas no plano estratégico?

O acompanhamento é realizado por meio das reuniões mensais de análise crítica de desempenho global, com a participação da Liderança do CSC, representante da qualidade e da comunicação.

O registro da análise crítica é realizado no Painel de Bordo do CSC, que fica disponível para consulta para toda a força de trabalho do CSC e dos clientes internos.

Todo o processo de planejamento da Diretoria e CSC são realizados com base nos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão – MEG® da Fundação Nacional da Qualidade.