1) A Nestlé mostra que valoriza a Gestão da Mudança nos projetos realizados no CSC. Isso acontece na empresa como um todo ou é uma característica de destaque do Centro de Serviços Compartilhados?

Change Management é um tema que está sendo tratado por toda a organização, e não somente com foco nos Centros de Serviços Compartilhados. Isso porque estamos passando por uma profunda transformação nos processos E2E no que se refere a simplificação, padronização de procedimentos, incluindo os entre mercados, e compartilhando as boas práticas e melhores approaches. Essas mudanças podem resultar na automação de alguns processos, revisão de roles e responsabilidades de cada ator no fluxo E2E (End to end), na otimização ou alteração de soluções/sistemas/ferramentas e na centralização de atividades transacionais, sem dependência de idioma em global hubs. Com isso, nós temos alguns riscos e impactos no âmbito de pessoas, os quais devem ser avaliados por Change Management, embasado em manter a transparência na comunicação, ter a liderança aberta para conversas difíceis, engajar nossos colaboradores e capacitá-los.

2) O CSC possui uma equipe específica para Gestão da Mudança ou a equipe varia de acordo com as demandas e projetos?

Nós temos a figura de um Change Manager no Centro de Serviço Compartilhado, que tem um reporte para Recursos Humanos e trabalha também como Change Manager no mercado. Toda a Gestão da Mudança é acompanhada pela liderança.

3) Como a Gestão da Mudança é trabalhada no CSC e quais são seus principais objetivos?

Basicamente, o que nós temos é um mapeio de todos os projetos do Centro de Serviço Compartilhado que estão em andamento, com seus riscos relacionados a cada projeto e cada pessoa, e a partir desses riscos, gera-se planos de ações. A natureza das ações em sua maioria é ligada a comunicação, capability building e engajamento.

4) Quais os benefícios já identificados pelo CSC ao utilizar a Gestão da Mudança?

Os benefícios estão muito relacionados ao engajamento dos colaboradores, a credibilidade da liderança e sua preparação para coaching e em saber lidar com diferentes situações com os colaboradores. Além desses, o engajamento dos key stakeholders, a garantia que a adoção da mudança seja mais bem aceita pelos envolvidos, a possibilidade de pensar em questões relacionadas ao mapeio, retenção de talentos e recursos chaves e a garantia do recrutamento com o perfil alinhado e no tempo necessário são identificados também ao utilizar a Gestão de Mudança.

5) Quanto aos desafios enfrentados devido à aplicação da Gestão da Mudança, quais você destacaria?

Garantir uma governança apropriada em relação ao tempo e as pessoas envolvidas, liderança engajada com a mudança e sendo protagonista de sua área, tempo curto para a mudança e muitas variáveis concorrendo com a atenção para vários temas ao mesmo tempo.

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap