Para garantir o sucesso de um CSC não basta apenas manter o bom funcionamento de sua estrutura, é necessário estar em constante busca por melhorias, levando em consideração o contexto do mercado e da companhia. Para isso, é de extrema importância que os colaboradores do Centro conheçam os negócios da empresa de forma que possam melhor atender seus clientes.
Na Pesquisa de Perfil de Profissionais de CSC 2016, realizada pelo IEG, quatro competências organizacionais foram avaliadas: Compreensão do Negócio da Empresa, Visão Sistêmica, Cultura Organizacional e Gestão por Resultados. Dentre elas, a primeira é a que apresenta o maior nível de proficiência desejado pelos gestores de CSC para suas equipes, fato que reforça a importância deste conhecimento por parte dos profissionais de Serviços Compartilhados.

Dessa maneira, faz-se necessário buscar meios para aprimorar cada vez mais o conhecimento desses profissionais sobre os negócios da empresa. Treinamentos e visitas às unidades da companhia, por exemplo, ajudam a possibilitar um melhor entendimento acerca da dinâmica da empresa.
De acordo com a pesquisa Benchmark em CSC 2017, realizada pelo IEG, foi possível observar que em 86% dos CSCs que participaram da pesquisa existe uma rotina de fóruns de Interface Formal com os clientes internos. Esses fóruns consistem em reuniões entre os profissionais do CSC e seus clientes internos. Com essa rotina de comunicação, os funcionários do Centro conseguem estar atualizados em relação ao andamento das outras unidades da empresa, de forma que possam atender melhor aos interesses dos seus clientes.

Além disso, ao analisar os resultados de Pesquisas de Satisfação realizadas pelo IEG com clientes de CSCs de algumas empresas, foi possível cruzar dois parâmetros: a avaliação dos clientes do CSC quanto à comunicação com as unidades de negócio e a satisfação dos mesmos com o Centro de Serviços Compartilhados. Com essa análise, observou-se que existe uma relação considerável entre as duas variáveis, já que quanto maior a satisfação do cliente com a comunicação, mais satisfeito ele está com o CSC de maneira geral.

Dessa forma, a comunicação interna mostra-se essencial no relacionamento entre CSC e as unidades de negócio da empresa, de forma que todos possam estar cientes dos acontecimentos e novidades que possam impactar suas operações.
Torna-se evidente, portanto, a essencialidade do conhecimento dos negócios da empresa por parte dos funcionários do CSC para geração de resultados positivos para a organização. Com isso, a equipe do Centro precisa ser proativa para absorver e difundir esse conhecimento internamente, fazendo com que as unidades da empresa se conscientizem em relação a essa necessidade e colaborem, seja por meio de divulgação de informações, visitas guiadas, palestras, reuniões, dentre outras formas de capacitação.

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

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