Com dificuldade para encontrar profissionais qualificados no mercado, método é opção na procura por candidatos

O capital humano é o maior ativo que uma organização possui e, por isso, tem sido um dos principais alvos de preocupação de diretores e gestores. Encontrar profissionais qualificados para trabalhar nas áreas administrativas das empresas não é uma tarefa fácil para as equipes de Recrutamento e Seleção. Por este motivo, algumas empresas optam por utilizar práticas que facilitem este processo como, por exemplo, o incentivo à indicação de pessoas por parte dos funcionários.

Em pesquisa realizada em 2013, com 13 empresas, 38% dos CSCs disseram utilizar esta prática na procura de candidatos. Destes, 80% oferecem algum tipo de premiação para o funcionário que fez a recomendação. Em sua maioria, a retribuição é realizada por meio de crédito em folha de pagamento, entretanto, algumas empresas também oferecem brindes ou reconhecimentos em murais de informações da empresa.

No entanto, é importante que a empresa invista em um bom clima organizacional, criando uma imagem positiva junto ao colaborador. Ações que visam a qualidade de vida, crescimento profissional e valorização das pessoas não apenas mantêm funcionários engajados, mas também  propagadores da cultura da organização.

 

 

Fonte: IEG – Instituto de Engenharia de Gestão