Quadro jurídico, benefícios fiscais e mão de obra qualificada são algumas das vantagens que têm atraído CSCs em busca de maior competitividade

Uma delegação de 19 executivos do Grupo SOMAR realizou visita ao Uruguai, em outubro de 2014, para conhecer aquele que é tido, pelas condições singulares oferecidas, como Parque Empresarial e Tecnológico único na América Latina. A agenda foi construída para que o grupo pudesse conhecer as características e potencialidades do modelo Zonamerica, incluindo reuniões e apresentações com executivos do parque de negócios, PWC e dirigentes de importantes CSCs instalados naquela zona franca localizada em Montevidéu. A programação de reuniões foi intercalada por visitas aos CSCs e encontros de networking, incluindo almoços e jantares organizados pela equipe Zonamerica.

Zonamerica começou suas atividades em 1990, em Montevidéu, e se consolidou rapidamente como maior parque empresarial regional, fornecendo uma plataforma de classe mundial com serviços de infraestrutura imobiliária, tecnológica e de apoio ao recrutamento de recursos humanos locais. Localizado a menos de três horas de voo de São Paulo, o complexo conta, hoje, com 9,5 mil pessoas trabalhando em 350 empresas focadas na exportação de serviços globais que vão desde logística de distribuição até serviços de assessoramento financeiro, passando por centros de atendimento telefônico, desenvolvimento de software, serviços profissionais e centros de serviços compartilhados de grandes empresas internacionais. Dentre elas estão Sabre Holdings, Decolar.com, Trafigura, Julius Bär, Citi, Finning Caterpillar, Merck, Tata Consultancy Services, Verifone, Ocwen Financial Services, CSAV, RCI, PWC, Deloitte, Ricoh e SKF.

Em sua apresentação de abertura, Jaime Muller, CEO de Zonamerica, tratou de temas como o marco legal das Zonas Francas Uruguaias, o modelo único de parque de negócios e tecnologia e as principais vantagens do empreendimento: escalabilidade, redundância e continuidade de serviços, disponibilidade de recursos humanos qualificados e plataforma de isenções fiscais. Convidada a participar da reunião, a PWC ofereceu uma visão externa e detalhada sobre todos os benefícios e vantagens que uma empresa pode ter ao instalar seu CSC em Zonamerica. Além de todas as condições de infraestrutura, outros fatores que contribuem para atração de empresas são o sólido quadro jurídico do Uruguai, importante para o desenvolvimento de centros de operações internacionais; e os benefícios fiscais oferecidos tanto pela legislação uruguaia, como pela regulamentação das zonas francas.

Em suma um ambiente de negócios altamente competitivo para instalação e gestão de Centros de Serviços Compartilhados de empresas multinacionais ou regionais: “O Uruguai, com seu ambiente estável, suas regras permanentes e previsíveis e com mão de obra altamente qualificada se apresenta como uma alternativa segura para empresas que tenham ou estejam optando pela centralização de suas operações.”, completa Leandro Bonilla, Business Development Manager da Zonamerica.

Continue lendo a matéria na edição 42 da SSNews.

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap