Fundado em 1948, o GPA é o maior grupo varejista do país, segundo ranking desenvolvido pela Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo), que reúne as 120 empresas com maior faturamento no setor.
Com um faturamento de 72,3 bilhões e mais de 2.000 lojas localizadas em 22 estados e no DF, a Companhia, que faz parte do Grupo Casino, é também o maior empregador privado do Brasil no seu segmento de atuação, com mais de 130 mil colaboradores. Nesta entrevista, Lucas Arantes, Diretor de Serviços Compartilhados do GPA, nos conta como SC da empresa opera na absorção de novos negócios e atividades da empresa.

Criada em 2015, a Diretoria de Serviços Compartilhados corporativa do GPA tem seu escopo organizado em “torres” de processos: Administrativo/Financeiro, que inclui contabilidade, fiscal, contas a pagar e receber, facilities e suporte logístico; Recursos Humanos, considerando as atividades administrativas como folha de pagamento e benefícios; Suporte Logístico, que atende o centro de distribuição; e TI, oferecendo os serviços de Help Desk, Service Desk e infraestrutura. Arantes explica que, além da parte operacional, existe a torre de Compras de Indiretos que fica situada em São Paulo, por conta da proximidade com os fornecedores.
O diretor conta que a experiência de SC trabalhar com diferentes negócios é bastante recente, visto que o conceito de Serviços Compartilhados nasceu na Companhia de forma isolada dentro de cada negócio – sendo um da Via Varejo (no ano de 2012), localizado em São Caetano, e o outro do Multivarejo (no ano de 2006), em São Paulo. Foi no ano de 2015, devido às grandes influências do mercado, que o Grupo atuou para trabalhar a sinergia interna entre as atividades compartilháveis, o que deu origem à Diretoria de  Serviços Compartilhados do GPA.
O processo de implantação envolveu a desmontagem dos Centros existentes e a “remontagem” de uma Diretoria única, representando uma transformação em termos de governança através da padronização das atividades, uniformização de sistemas e estrutura independente, gerando o ganho de produtividade que a companhia almejava.

Confira a entrevista completa na Edição 57 da Shared Services News!

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap