A Pesquisa Benchmark em CSC completou sua 10ª edição em 2018, contando com a participação de 34 empresas. O Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) realiza o estudo desde 2009 com o intuito de possibilitar um comparativo entre os Centros de Serviços Compartilhados, traçando um panorama que aborda os principais pilares do modelo.

Ao longo desse período, o IEG analisou os dados de cerca de 100 empresas e pôde acompanhar a evolução do mercado, identificando boas práticas, tendências e estatísticas que servem de referência para as empresas que possuem a estrutura de Serviços Compartilhados.

Este relatório consolida os principais resultados do estudo, começando pelo capítulo “Análise dos Dados” que ajuda a contextualizar o cenário mostrando como os CSCs estão estruturados atualmente, como foi o processo de implementação, quais são as principais práticas de gestão utilizadas e, também, o nível de maturidade em relação a 6 macrocritérios: Gestão de Processos, Custeio e Cobrança, Formação de Time, Apuração do Nível de Serviço, Relacionamento com o Cliente Interno e Inovação e Tecnologia.

Baixe o ebook com a versão ilustrativa da Pesquisa Benchmark em CSC e continue lendo mais sobre o tema!