Mudança cultural é uma das principais dificuldades encontradas pelas organizações até a estabilização do Centro

Fazer todos os colaboradores e unidades de negócio entenderem a importância do CSC para a organização; lidar com a pressão por resultados rápidos; superar resistências internas, obtendo a colaboração e aprovação dos funcionários envolvidos. Esses são alguns dos desafios enfrentados durante o processo de implementação de um CSC, um cenário no qual a gestão de mudança se torna principal aliada do processo de adoção do novo modelo.

Pesquisa realizada pelo IEG, em 2014, aponta que as empresas têm focado seus esforços em ações que visam vencer tais barreiras, envolvendo maior participação e suporte da liderança, atendimento das unidades nos prazos e qualidade estabelecidos e superação de objeções das áreas que cederam funções.

O suporte da liderança está diretamente ligado ao sucesso do Centro, pois para que as unidades aceitem a centralização das atividades de apoio, é importante que a ideia seja comprada pela alta direção. O atendimento às unidades nos prazos e qualidade estabelecidos é fundamental, entretanto nos estágios iniciais torna-se um desafio, visto que as grandes mudanças que ocorrem neste período afetam os processos, os colaboradores e a empresa de forma geral.

Conseguir a aceitação das áreas que cederam funções influencia diretamente o desempenho do Centro, já que garante o envolvimento de todos os colaboradores da organização para que acompanhem de perto o que está sendo feito. Para isso, uma comunicação transparente e eficiente, além de reduzir possíveis resistências, motiva os mesmos.

Fonte: Instituto de Engenharia de Gestão – Pesquisa Benchmark em CSC 2014

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap