As estruturas de um Centro de Serviços Compartilhados e das Unidades de Negócio atendidas por ele são fundamentalmente constituídas por pessoas e processos. Visando o desenvolvimento dos negócios e o aumento da qualidade, as empresas estão buscando profissionais cada vez mais qualificados.

No quadro de funcionários de um CSC, pode-se encontrar pessoas com os mais distintos níveis de escolaridade, que variam de Ensino Médio a Mestrado Completo. Além disso, uma vez que o Centro pode abranger processos contábeis, financeiros, fiscais, de RH, de TI, entre outros, os cursos de formação desses profissionais algumas vezes dependem da área na qual executam suas atividades.

A formação acadêmica

A Pesquisa de Perfil dos Profissionais em CSC 2015, realizada pelo Instituto de Engenharia de Gestão, avaliou a formação acadêmica dos funcionários de Centros de Serviços do país e mostrou que existe um alto nível de qualificação neste mercado. A maior parcela dos entrevistados, que ocupa cargos de analista, coordenador e gerente, possui Pós-Graduação ou MBA Completo.

Curso de formação

Na graduação, Administração e Ciências Contábeis são os cursos mais frequentes. Percebe-se que a formação acadêmica não varia muito em relação à área de atuação do profissional. No entanto, as áreas de Tecnologia da Informação e Recursos Humanos demandam profissionais com formação mais específica do que as outras linhas de serviço, como Sistemas de Informação para TI e Gestão em Recursos Humanos para RH.

Os cursos mais comuns na Pós-Graduação são Controladoria, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Gestão de Centro de Serviços Compartilhados, seguidos por Finanças e Gestão de Projetos. Uma considerável parcela dos funcionários tem em seus currículos Pós-Graduação em Auditoria, Contabilidade, Direito e Gestão de Processos – que estão representados no gráfico por “Outros”.  A pós-graduação ou MBA, além de incrementar o currículo dos profissionais, promove o aumento da rede de contatos, atualização dos conhecimentos e o auto-desenvolvimento, fato que as empresas buscam cada vez mais em seus funcionários, visto que o mundo assumiu uma trajetória de mudanças.

A Pesquisa também indicou que os profissionais que possuem pós graduação, MBA ou mestrado apresentam nível de proficiência acima dos demais nas Competências Comportamentais, Ferramentais, Organizacionais e Técnicas. Além disso, vale ressaltar que dentre os cursos mais habituais no Mestrado está Engenharia de Produção.

É evidente a importância de todos os colaboradores para o sucesso de um CSC. Desta forma, quanto mais alto o nível de escolaridade, mais requerido será o profissional. No entanto, pode-se afirmar que os cursos de formação dos profissionais não variam muito de acordo com a sua área de atuação dentro do Centro, o que indica uma grande possibilidade de intercâmbio dos funcionários pelas diferentes linhas de serviço que um CSC oferece.

Fonte // IEG – Instituto de Engenharia de Gestão – Pesquisa de Perfil dos Profissionais de CSC 2015

Autor

Redação IEG

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para você e para a sua organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap