A Rhodia no Brasil

A Rhodia é uma empresa do Grupo Solvay e atua no Brasil desde 1919, tornando-se referência na indústria química e trabalhando para o desenvolvimento sustentável. Seus produtos e tecnologias estão presentes nos mercados automotivo, cuidados pessoais e domésticos, eletroeletrônico, têxtil, calçados, energia e meio ambiente, óleo e gás, aeronáutico, alimentos, agroquímico, tintas e vernizes, papel e celulose, entre outros. Devido à sua importância, o Grupo Solvay manteve a Rhodia em suas operações no Brasil, sendo o único país do mundo tendo esse feito.

Centro de Serviços Compartilhados – Solvay

O CSC da Solvay, conhecido como Solvay Business Services (SBS), foi criado em 2008 e está localizado em Curitiba, Paraná. De acordo com Tathiana, o SBS foi implementado com estrutura por departamentos, tendo foco no transacional e com pouca interação entre as áreas.
A nível global, os gestores trabalhavam focados no back office e sem muito contato com o front office. Em 2011, após 3 anos de criação do CSC, foi implementada a visão end to end dos processos, mas dentro de um grande cluster: P2P (Purchase to Pay), H2R (Hire to Retire), etc. Logo, o SBS modificou de processos segmentados para processos de interface.

Entretanto, atualmente, na visão de Tathiana, entende-se que o end to end é uma estratégia transversal, que não está dentro apenas do CSC, mas sim permeando pelos processos das unidades e stakeholders. Por isso, a empresa está mudando a estrutura do CSC seguindo o modelo de Service Line, com o objetivo de reduzir as complexidades e promover um maior alinhamento em relação à estratégia de empresa.

Continue lendo a entrevista na Edição 62 da Shared Services News!